quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alimentos para prevenir a 'nova gripe': sucos, frutas e verduras.

Você pode prevenir a gripe H1N1 tipo A fazendo uma alimentação especial, para deixar os sistemas de defesa do seu corpo fortalecidos. Seu sistema imunológico precisa de algumas vitaminas e sais minerais específicos, diariamente, para funcionar bem. A falta destes alimentos pode enfraquecer este sistema permitindo que você se contamine com mais facilidade, caso tenha contato direto ou indiretamente, com alguma pessoa contaminada com o vírus da gripe H1N1.

Podemos dizer que as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio, não podem faltar na sua dieta diária. Também é muito importante beber água durante todo o dia para que se corpo e suas vias respiratórias não fiquem resecados; pois isso facilita o contágio pelo vírus da gripe.

Encontra-se a vitamina A em cenoura, abóbora, fígado, batata doce, melão...Esta vitamina é importante para as mucosas e linfócitos.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas como laranja, limão, acerola, cajú, dentre outros.

Os alimentos ricos em vitamina E são os óleos de soja, arroz, algodão, milho, amêndoas, vegetais e legumes.

Para conseguir o ácido fólico basta comer, regularmente, o fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros, como o brócolis, couve e espinafre.

No caso dos minerais o Zinco é muito importante na cicatrização de ferimentos. O Zinco pode ser encontrado em carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves e leite, em cereais integrais, feijões e nozes. O Selênis está presente na castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.

Já está provado de que os efeitos da nova gripe, em pessoas saudáveis e com sistema imunológico funcionando normalmente, são muito pequenos. Para quem se alimenta de forma equilibrada e com todas as vitaminas apresentadas acima, tem uma menor possibilidade de desenvolver as formas mais graves da doença. É claro que não estamos imunes; contudo, o sistema de defesa do corpo fortalecido reduz drasticamente os riscos de maiores complicações, não apenas para a nova gripe, mas também a gripe comum.

Caso sinta os síntomas da nova gripe, consulte seu médico e verifique qual alimentação mais indicada durante o processo de tratamento da doença e informe à Secretaria de Saúde do Estado ou Município, com URGÊNCIA.

Nenhum comentário: