quarta-feira, 29 de julho de 2009

Curiosidade sobre a 'Influenza A(H1N1)'

A velocidade com que a influenza A (H1N1) espalhou-se na Web foi maior que a propagação da doença pelo mundo. Este é sem dúvida um fato auspicioso. Uma pesquisa no Google com a frase "Influenza A H1N1" no dia 15 de maio deste ano teve mais de 7,2 milhões de respostas, cerca de mil vezes mais que os 7.520 casos de seres humanos infectados que foram informados oficialmente no mesmo dia por 34 países, segundo o registro oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Algumas semanas após a divulgação da epidemia no México têm sido observadas as mais variadas reações na Internet, como prenúncios de uma grande epidemia, polêmicas sobre a atuação das autoridades internacionais e nacionais, ações de solidariedade, exploração comercial, muito spam e, principalmente, muita informação valiosa. No conjunto a reação é muito positiva. "Estou impressionada com a capacidade que temos com as tecnologias de informação e comunicação", afirmou Mirta Roses Periago, Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e epidemiologista, em reportagem para a revista Science.

>> Hoje, para essa mesma pesquisa encontramos um número registrado de 42.300.000, notícias relacionadas.

Alimentos para prevenir a 'nova gripe': sucos, frutas e verduras.

Você pode prevenir a gripe H1N1 tipo A fazendo uma alimentação especial, para deixar os sistemas de defesa do seu corpo fortalecidos. Seu sistema imunológico precisa de algumas vitaminas e sais minerais específicos, diariamente, para funcionar bem. A falta destes alimentos pode enfraquecer este sistema permitindo que você se contamine com mais facilidade, caso tenha contato direto ou indiretamente, com alguma pessoa contaminada com o vírus da gripe H1N1.

Podemos dizer que as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio, não podem faltar na sua dieta diária. Também é muito importante beber água durante todo o dia para que se corpo e suas vias respiratórias não fiquem resecados; pois isso facilita o contágio pelo vírus da gripe.

Encontra-se a vitamina A em cenoura, abóbora, fígado, batata doce, melão...Esta vitamina é importante para as mucosas e linfócitos.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas como laranja, limão, acerola, cajú, dentre outros.

Os alimentos ricos em vitamina E são os óleos de soja, arroz, algodão, milho, amêndoas, vegetais e legumes.

Para conseguir o ácido fólico basta comer, regularmente, o fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros, como o brócolis, couve e espinafre.

No caso dos minerais o Zinco é muito importante na cicatrização de ferimentos. O Zinco pode ser encontrado em carnes, peixes, ostras, crustáceos, aves e leite, em cereais integrais, feijões e nozes. O Selênis está presente na castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves.

Já está provado de que os efeitos da nova gripe, em pessoas saudáveis e com sistema imunológico funcionando normalmente, são muito pequenos. Para quem se alimenta de forma equilibrada e com todas as vitaminas apresentadas acima, tem uma menor possibilidade de desenvolver as formas mais graves da doença. É claro que não estamos imunes; contudo, o sistema de defesa do corpo fortalecido reduz drasticamente os riscos de maiores complicações, não apenas para a nova gripe, mas também a gripe comum.

Caso sinta os síntomas da nova gripe, consulte seu médico e verifique qual alimentação mais indicada durante o processo de tratamento da doença e informe à Secretaria de Saúde do Estado ou Município, com URGÊNCIA.